O que fazer quando o meu filho tem tosse?
As crianças constroem gradualmente a sua imunidade, são mais frágeis, e a tosse não as poupa…

Um sintoma comum
Não só a tosse é comum no curso de doenças respiratórias nas crianças, como também é agravada em áreas urbanas, durante picos de poluição atmosférica ou devido à exposição das vias respiratórias a agentes irritantes (fumo passivo, produtos de limpeza).
Até à idade de 6 a 7, as crianças saudáveis têm em média 7 a 10 episódios de infeção das vias aéreas superiores por ano que podem causar tosse (1).
(1) Fonte: Shields MD et al. BTS guidelines: Recommendations for the assessment and management of cough in children. Thorax 2008; 63 (suppl 3) iii5-iii15.

Um sinal a tomar em consideração
A tosse é um reflexo defensivo do nosso organismo que permite eliminar, através das vias respiratórias, corpos estranhos ou excesso de secreções brônquicas provocadas por vírus ou bactérias (nasofaringite, laringite, traqueíte, bronquite aguda).
Também pode ocorrer como resposta a uma irritação causada por um agente, como o frio, a poluição ou fumo.
Tal como em adultos, a tosse das crianças pode ser seca ou produtiva e pode evoluir desde o início da doença (aprenda a reconhecer os diferentes tipos de tosse). Permite libertar a passagem de ar e prevenir a intrusão e proliferação de bactérias ou vírus no organismo (o mecanismo da tosse).
Como reagir?
A tosse nas crianças requer uma atenção especial, particularmente a eventuais sintomas associados. Se a criança tiver menos de 6 anos de idade, é necessário consultar um médico para adotar o tratamento certo.
Certifique-se de que limita o contágio dentro de casa, adotando práticas de higiene que o protegerão de bactérias e vírus (Que práticas de higiene adotar quando temos tosse?).
Com alguns gestos simples, pode também tornar o seu ataque de tosse menos desagradável.
Quando consultar um médico?
Associados à tosse numa criança, certos sintomas podem exigir uma ida ao médico:
> se existem dificuldades em respirar ou em comer,
> se o seu comportamento é anormal (desconforto, dor),
> se tem febre,
> se aparecerem outros sintomas, como diarreia, vómitos ou erupções cutâneas,
> se a tosse persiste durante mais de três dias sem melhoras.
De um modo geral…
> Se a criança é menor de 2 anos de idade: procure aconselhamento médico.
> Se a criança tem mais de 2 anos de idade, pode praticar a automedicação com um tratamento adequado ao seu tipo de tosse.
A partir dos 6 anos de idade em automedicação; em menores de 6 anos, procure aconselhamento.