Aprenda a reconhecer os diferentes tipos de tosse

A tosse é uma reação natural do organismo causada pela exposição das vias aéreas superiores a agentes infeciosos (bactérias, vírus), alérgenos (pólenes) ou irritantes (poluição, frio). Esta irritação causa dois fenómenos: um mecanismo de contrações musculares que desencadeiam ataques de tosse e inflamação dos tecidos respiratórios.

TOSSE SECA

É característica de uma inflamação ligeira dos tecidos respiratórios. É também designada de tosse irritativa ou tosse não produtiva. Esta tosse é causada por uma irritação ao nível das vias respiratórias. Não produz muco. É cansativa, e muitas vezes dolorosa. É “autoalimentada”: quanto mais tossimos, mais irritamos as vias respiratórias, o que favorece a tosse e assim por diante…

• Quais são as suas causas?
> sobretudo infeções virais sazonais (constipações, laringite, traqueobronquite)
› o meio ambiente (frio, poluição, fumo passivo)

TOSSE COM EXPETORAÇÃO

A tosse é um reflexo natural de defesa do nosso organismo para expulsar o muco ou os agentes irritantes das vias respiratórias. A tosse com expetoração surge quando a inflamação é mais significativa. Esta tosse designa-se produtiva, já que permite expulsar as secreções (muco de cor variável translúcido, amarelado ou esverdeado) alojadas nos brônquios e libertar as vias respiratórias. Esta tosse é benéfica porque promove a expetoração: ao cuspir o muco, estes deixam de obstruir as vias respiratórias.

• Quais são as suas causas?
Vírus ou bactérias (rinofaringite, laringite, traqueíte, bronquite aguda) que podem causar um excesso de secreções brônquicas

A TOSSE NAS CRIANÇAS

A tosse é frequente durante as infeções respiratórias nas crianças. Aumenta nas áreas urbanas, ou durante picos de poluição atmosférica ou após a exposição a fatores irritantes externos (espaços com fumo, poluição atmosférica, alterações climáticas). Em média, as crianças saudáveis têm 7 a 10 episódios de infeção das vias aéreas superiores por ano que podem causar tosse (1).
Nas crianças, tal como nos adultos, a tosse é frequentemente o sintoma de uma infeção. Pode ser seca ou produtiva e pode evoluir ao longo da doença.
A partir dos 2 anos em automedicação. Para crianças menores de 2 anos de idade, procure aconselhamento junto de um profissional de saúde.

(1) Fonte: Shield MD et al. BTS guidelines: recommendations for the assessement and management of cough in children. Thorax 2008; 63 (suppl) iii5-iii15

EM RESUMO…

› Se conseguimos cuspir após tossir, trata-se de tosse com expetoração.
› Se não a conseguimos expulsar, trata-se de tosse seca.
Estes dois tipos de tosse distinguem-se também pelo seu som muito diferente.

De uma à outra…
A tosse é um sintoma que pode evoluir ao longo da patologia: pode ser seca no início para se tornar produtiva mais tarde. Pode manifestar-se durante o dia, à noite, ao adormecer ou ser permanente. Finalmente, pode ser causada por um esforço ou estar presente mesmo em repouso.
A partir dos 6 anos em automedicação. Para crianças menores de 2 anos de idade, procure aconselhamento junto de um profissional de saúde.

Stodal
Boiron