A tosse não é uma doença, mas um sintoma. É um reflexo de defesa que permite eliminar das vias respiratórias corpos estranhos ou excesso de secreções brônquicas provocadas por vírus ou bactérias. A tosse liberta a passagem de ar.
Ler também: O que é a tosse?
A tosse é causada principalmente por estímulos irritantes que ativam recetores presentes ao longo das vias respiratória (laringe, traqueia e brônquios).
A tosse manifesta-se em 3 fases:
1. Inspiração: os pulmões enchem-se de ar;
2. Contração: o fecho da glote causa um forte aumento da pressão no interior do tórax;
3. A abertura consequente da glote constitui a fase de expiração em que o ar é expulso a alta velocidade (até 250 metros por segundo).
Ler também: O mecanismo da tosse
O organismo desencadeia um mecanismo de reflexo. Quando tossimos, os recetores das vias respiratórias são estimulados, o que provoca novamente a tosse.
Ler também: O mecanismo da tosse
A tosse é um sintoma que pode ocorrer em várias patologias.
A forma aguda da tosse (quando dura menos de 3 semanas) pode ocorrer após episódios infeciosos das vias respiratórias ou a exposição a fatores irritantes externos (espaços com fumo, poluição atmosférica, alterações climáticas).
Ler também: Aprenda a reconhecer os diferentes tipos de tosse
Sim, pode causar uma inflamação da mucosa das vias respiratórias e facilitar o aparecimento de tosse. Por exemplo, a poluição é um fator agravante da tosse.
Ler também: Que práticas de higiene adotar quando temos tosse?
Devemos distinguir a tosse aguda (duração inferior a 3 semanas) da tosse crónica (dura mais de 3 semanas).
A presença ou ausência de secreções, permite ainda distinguir a tosse seca da tosse com expetoração ou produtiva.
A tosse com expetoração e a tosse seca estão geralmente relacionadas com a presença de agentes infeciosos nas vias respiratórias.
Ler também: Aprenda a reconhecer os diferentes tipos de tosse
A tosse aguda, ligada aos vírus sazonais, dura geralmente 7 a 10 dias (1).
Se a tosse persistir, deve consultar um médico, pois pode esconder uma patologia mais grave.
Ler também: O que fazer quando o meu filho tem tosse?
Mesmo não poupando ninguém, a tosse afeta principalmente as pessoas mais frágeis: as crianças e os idosos. Tem maior incidência em áreas urbanas ou durante picos de poluição atmosférica. Por ano, as crianças saudáveis sofrem uma média de 7 a 10 episódios de infeção das vias aéreas superiores que podem causar tosse (1).
Ler também: O que fazer quando o meu filho tem tosse?
(1) Fonte: Shields MD et al. BTS guidelines: Recommendations for the assessment and management of cough in children. Thorax 2008; 63 (suppl 3) iii5-iii15.
A tosse é comum nas crianças, sendo um sintoma presente em várias doenças infantis, como as infeções das vias aéreas superiores. Mesmo que a tosse possa revelar-se “útil” (a tosse com expetoração permite expetorar as secreções), convém consultar o seu médico de clínica geral, particularmente no caso de crianças menores de 2 anos de idade.
Ler também: O que fazer quando o meu filho tem tosse?
Stodal® xarope, medicamento homeopático com 8 substâncias ativas, tradicionalmente utilizado no tratamento da tosse, contém etanol. Antes dos 2 anos de idade, procure aconselhamento médico. Aconselhe-se junto do seu farmacêutico. Leia atentamente o folheto informativo. Se os sintomas persistirem após 3 dias, consulte o seu médico. 18/11/62574315/GP/001